domingo, 7 de fevereiro de 2010

ENTRE A SUIÇA E A ETIÓPIA... É SEMPRE A NAVEGAR!

Avizinha-se mais uma década... de fado!

Uma década que temos de esventrar, custe o que custar... de a penetrar com virilidade, com a argucia do viciado, do ancestral divinizado... com o querer Afonsino, o espírito aventureiro de Sebastião e a grandiosidade Pombalina!... não há tempo para dúvidas e romances.

Somos um  País de gente capaz do melhor e do pior, de extremos, por isso vivemos na corda bamba, na dúvida, na suspeição, que depois transformamos em alegoria, em brejeirice... e finalmente em... POIS...

E pensar que exemplos temos de fazer crescer água na boca a qualquer nação.

Podíamos definitivamente zarpar em direcção ao futuro... não fosse passarmos o dia a fazer a gestão do ego e do umbigo... o que em abono da verdade, nos ocupa o dia todo.
 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

RUMO AO INFINITO...

Sei que vamos de novo... em frente!
O destino desta gente é irromper!
Haja crises ou terramotos, inundações...
na n/ génese está a resistência, a reconstrução,
o prosseguir!
Não há como nos demover, neste n/ caminho... desígnio de DEUS!

Há-de haver sempre um amor maior, que nos fará recuar ou avançar,
em nome da sobrevivência desta espécie... não há volta a dar!

A GENTE VAI CONTINUAR!

 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

... E EIS 2010... O ANO DO REEQUILIBRIO??????


Na incerteza porém... um bom ano para todos nós!...

Não perderemos a oportunidade, por certo, nós, a humanidade, de resistir mais uma vez, aos desígnios ocultos, de cair nas malhas da auto-destruição!... das trevas irá surgir a luz!... mesmo que alguns tenham que pôr de lado os seus sonhos megalómanos, de luxuria e opulência... mesmo que voltemos aos tempos idos, e as cavernas, agora de aço, tenham que abrigar um novo Homem, menos materialista, mais Humanista, mais prático, menos irrealista, mais ambientalista, menos despesista... não vamos desaparecer enquanto espécie... o que vier há-de ser apenas um recomeço!... e isso meus caros, sempre foi sinónimo... de felicidade!!!!!!!!!!!

Viva o novo ano... a nova década... prenhe de esperança... e mudança!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

NÓS... OS TUGAS!


Do Tejo, esventrado sem apelo nem agravo, violado tantas vezes, marginado, tenho memórias de avermelhar qualquer rosto... desde os tempos do  levantar das velas, e do vento marialva, que matreiro, seduzia quantos a ele entregavam os seus sonhos de aventuras...

Para lá do horizonte da sua foz, estava o firmamento, esse mistério, que a todos desvairava... raios, que me apetece tantas vezes... zarpar!

Como os meus ancestrais, vai cá dentro uma alma marinheira, vai-me um Tejo cansado de ser pau mandado, de se ficar... pelo doce ondular.

Venha a maré favorável, ou vento marialva, que me deixarei enrolar, e na crista da onda, juntar-me-ei aos de Quinhentos!

Adeus aos curtos de vista, fiquem com a foz, se quiserem, essa mulher que nos quer embalsamar... fiquem com o norte e com o sul, e as suas querelas birrentas de criança mimada, fiquem com S. Bento, essa trapalhada... que eu fico bem!... vou!

Não me aflige, o escorbuto ou a sarna... que uma água nova há-de sarar... pode vir até o Adamastor, que com ele brindarei aos sete mares... e se for ao fundo, ao menos que seja, nesse vasto explendor... que seja... por um feito maior!

O destino do TUGA, é irromper!, penetrar na selva, comungar com a fera... construir castelos, erguer pelourinhos, e mesmo que a desgraça, mostre a sua raça... beber!, beber esse tinto ou branco, e matar saudades com qualquer santo... que queira aparecer!

A nossa terra é bela!... mas felizmente, somos herdeiros, daqueles cujos sonhos, ousaram... ir muito, muito... para lá dela!

Vamos!... dar-te um beijo!... estejas onde estiveres... tu, do outro lado... sejas tu... o eterno desconhecido... vamos abraçar-te... podes crer!


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AUSÊNCIA... AUTO-INFLIGIDA!


Por vezes ficamos assim, parados em nós , recolhidos no malfadado limbo, como que suportando um peso imenso, como se carregássemos... o mundo...






e as costas são as primeiras a dar de si... as costas, e o cérebro... escondido, no quentinho do pijama, barricado no vale dos lençois... a pedir a todos os santos, que não o venham chatear para que exercício for.

Assim fiquei durante meses...até ser despertado pelo fantasma do Ary... ( o malogrado Ary dos santos poeta, chamado, das canções... como se não fosse um monstro da poesia contemporânea Portuguesa e ponto final. )...

E lá saltei eu, mais ele, da cama aos trambolhões, para " pegar novamente o mundo pelos cornos da desgraça e fazer da tristeza... graça...".

O caso não está para menos, o mundo está em suspenso, por ordem dos malucos dos banqueiros, e dos políticos devotos a estes, dos aldrabões, e dos galifões... e de nós, pobres, que continuamos de vela rasgada, à deriva, sem sair do mesmo sitio... de Nova York a Paris, de Copenhaga a Pequim, do Burquina-Faso a Moçambique... a coisa vai de " X Euros a X Euros "... e o " quem nos paga, quem nos paga, para não sujar o mundo, ainda mais.??!!! "... é o desumanismo na sua mais alta escala, é a miséria a divertir-se... é outra vez, mais do mesmo... o dinheiro, o poder... a comandar a orquestra... como se mais nada houvesse!... Se vamos ser mais ecológicos e salvar o planeta, pouco importa, queremos é saber que vai mandar nesse novo " mundo ecológico "... e quem vai lucrar mais com a nova " industria ecológica "... é um xadrez p'ra doidos... é uma desgraça!...

Enfim, como diria o Ary... Toureamos, neste momento, ombro a ombro, mano a mano... as feras... só nos podem causar danos... as esperas.... maldita selva!

Um abraço para ti onde estiveres, em que paralelo for... na certeza, que havemos, de arranjar uns quantos - " para que com bandarilhas de esperança, possamos afugentar as feras... e desembocarmos, finalmente, na praça da PRIMAVERA - ÓLÉ!!!!!!!!... e  vamos lá a cerrar fileiras... porque mais uma vez... nos querem dar a volta!



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

GANANCIA


Tal como, e até hoje, no começo... foi a ganancia.

A ideia do lucro desmesurado, vaga por todos os cérebros... não importa a que nível, de evolução, ele se encontra...

Parece não haver mais nada...

E nem hoje, em que se nos exige, que mudemos de rumo, com a civilização em causa, sim em causa ( desenganem-se os inocentes optimistas ), em que é necessário abrir um novo ciclo, lá estamos nós outra vez... a deitar contas... ao lucro!

É para iludir os inocentes, ou diria antes ignorantes, que passam a vida os pasquins, a inundar-nos com noticias sobre o fim da crise... como quem diz - podem baixar a guarda, e consumir à vontade, desmesuradamente, como até aqui... que a crise acaba de comunicar, que está acabadinha... de se acabar! - agradece a turma dos agiotas... que vivem do desgraçado, que anda mortinho por se endividar, para ir de férias para um qualquer lugar... ou uma porcaria qualquer comprar, só para impressionar... e como enfim são uns biliões, o lucro pode então aumentar, porque só uns quantos, poucos milhões de quebra, de um ano sobre o outro... sem eles, não, não podem passar!

Enfim, entra o petróleo na jogada, e uns quantos sheikes, e outros candidatos a sheikes, estão tristes e dilacerados, por não verem os milhões a entrar... choram eles e os "transformistas", por o preço dos combustiveis não poderem aumentar... porque assim o lucro não pode... subir!

TRISTES!

E nós na mão destes patetas, que enfim não conseguem ver, que vender mais com menos lucro, pode levar efectivamente ao fim da crise, e proporcionar uma vida condigna a milhões e milhões de seres humanos!... mais,se insistirem, em colocar mais pessoas no desemprego, para proteger o lucro, estão a dar o golpe final, no desumano sistema que comandam há séculos... é que sem dinheiro, não há consumo, e bem podem esperar sentados, por mais uma época... de grandiosidade... estéril!

RAIOS VOS PARTAM!

domingo, 12 de julho de 2009

A CADA UM... O SEU DESERTO...

Eis um personagem de rara concensualidade... mas não o são todos aqueles que não temem as suas opiniões e atitudes?... P´ró diabo com a retórica e com o politicamente correcto... p´rás malvas com as modas e os certinhos camuflados... a liberdade de cada um, como o pilar da democracia é efectivamente o sistema perfeito, excepção feita claro está... quando não está presente o ingrediente mágico, que faz com que resulte... o respeito pelo Outro!

Ora, é aqui que a porca torce o rabo, e que a ignorância, a falta de chá, e a pequenês, impedem todos os dias... que sejamos realmente felizes... os desertos formam-se então aos milhares, e é aí que encontramos... o maravilhoso!
Mais um livro deste escritor ( Miguel Sousa Tavares ), que promete maravilhar-nos, depois de um " Equador "... nada melhor que um " O teu deserto " ( Saara ) para não nos deixar arrefecer... aguardo com ansiedade... ainda mais quando o escritor nos vai falar de uma viagem real, tendo sido ele, um dos protagonistas dessa viagem!

Pois bem, Miguel... vamos embora, a essa viagem... certamente, a espaços, reconheceremos paisagens, sentimentos... dos n/ próprios desertos... chega um momento na vida, em como tu dizes, o que de bom que já se foi, tem de ser trazido novamente à superficie... sob pena de ficar soterrado para sempre. Salvé!